segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FOI LÁ, FEZ TUDO, LEU O LIVRO, VIU O FILME E COMPROU A CAMISETA? part3

Bom dia queridos...
Segue o final do artigo do Hossan Ramzy sobre interpretação na dança do ventre.
E vamos estudar pessoas.
Lembrando que estes textos foram obtidos no site: http://adina1985.multiply.com/journal/item/4
"REGRAS PARA DANÇAR UM SOLO DE UM ÚNICO INSTRUMENTO
Nay:
Use sempre moviemntos fluidos de braços, desenhos de 8, e também cuide da famosa expressão espiritual da face. Mantenha em mente se está ou não tocado fluidamente ou ritmicamente, ou sem ritmo, e os acentos musicais do solo, bem como qualquer pergunta e resposta entre a Nay e a orquestra.
Quanoon:Shimmy, shimmy, shimmy, mas sempre preste muita atenção ao ritmo e aos acentos musicais do solo, bem como o diálogo com a orquestra.
Aud (Alaúde):Igual ao Quanoon.
Violino:É aí que deve-se prestar atenção. O violino pode tocar longas notas desenhadas ou rápidos sons semelhantes a tremidos. Quando o violino faz o “Legato”, longas notas desenhadas e fluidas sem paradas entre elas, você deve serguir o que ele está fazendo com seus movimentos. Desenhos de 8, com braços e fluidez. Se ele fizer sons tremidos (partes rítmicas velozes), você sabe o que deve ser feito.
Acordeon:Igual ao Violino, porém mais “de raiz” e Baladi.


A regra básica é simples E = E
O solista faz um som deste comprimento /// e você se move neste comprimento ///. Ele faz um som assim //////, e você se move assim //////. Se ele vai ~~~~~~~~, você segue com ~~~~~~~~. Ele faz XXXXXXXXXX. Você faz XXXXXXXXXX
O mesmo se aplica aos sons orquestrados, mas com movimentos mais amplos, e com maior uso do espaço. Se no meio do solo a música apresentar uma pergunta e reposta entre solista e orquestra, responda a orquestra com movimentos maiores, seja um deslocamento ou troca de lugar, de acordo com o som da orquestra, então volte para o que você estava fazendo com o solista.
Então, quando a orquestra toca um grande LAZMAH, você executa movimentos maiores e faz a coreografia de acordo, com atenção especial às paradas, trocas de ritmos e velocidade da parte musical.
Tudo isso não infringe a interpretação artística, ou estética, entretanto, eu sei que a menos que ela corresponda à música à sua maneira, aos meus olhos não será nem artística nem estética. Esta é MINHA OPINIÃO PESSOAL e sei que é a opinião do público árabe.
Ai ai ai, já sei que abri minha boca enorme agora, mas é porque sinto que você quer aprender, e isso não foi explicado antes.
Nem todo mundo sabe o que eu acabei de contar, nem mesmo alguns grandes nomes, como dançarinas e coreógrafos famosos, e mesmo professoras famosas que não mencionarei os nomes por razões óbvias.
Espero ter ajudado, minha intenção é que você aprenda, e ajudar a tornar você uma DANÇARINA COM MAIS CONHECIMENTO.
Por favor, não deixe minha caneta de sangue quente afetar sua visão no que se refere à profunda mensagem que estou tentando passar. É minha enorme ambição que nossa amada dança e arte, para a qual eu dediquei minha vida inteira, seja aplicada de modo a atingir os outros e fazê-la mais amada e respeitada por todos. Dançarinas egípcias e do oriente médio só irão progredir se aprenderem que isto é uma ciência, e estudarem como tal. Veja o que se faz com Ballet, Jazz, dança Kathak indiana, Flamenco, Dança Baris balinesa e outras danças da Indonésia. Elas são consideradas ciências e estudadas rigorosamente e são altamente respeitadas no mundo inteiro.
Por que nossa dança é considerada BAIXA pelas pessoas que a inventaram? É porque eles não a tratam como uma ciência, de outra forma todos se matariam por CERTIFICADOS que podem pendurar na parede de seus escritórios, que abrem toas as portas. No mundo árabe, bem como em outros lugares, se você não é Doutor aquilo ou Advogado isto, então você é NA-DA. Triste, mas verdade. Fico preocupado por causa disto...
O conhecimento comanda a responsabilidade e o controle... e o conhecimento está aqui para você, em uma bandeja de prata.
Hossam Ramzy.
Retirado do site: http://www.hossanramzy.com"

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