segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"FOI LÁ, FEZ TUDO, LEU O LIVRO, VIU O FILME E COMPROU A CAMISETA?" part 2

Bom dia queridos.
Ontem foi um dia muito corrido e não consegui tempo para postar a nota do dia.
Por isso aqui vai a continuação do texto perfeito do mestre Hossan Ramzy, postado no multiply http://adina1985.multiply.com/journal/item/3.
ESTUDEM MENINOS E MENINASSSSSSSSSSSSSSSS.
"Música Árabe
A música árabe é geralmente dividida em partes simples:
1. O Ritmo
E vamos encarar os fatos, a maioria das músicas egípcias para dança é feita em Maqsoum, Masmoudi, Fallahy, Saaidi ou Karatchy. Se for um pouco mais sofisticada, será usado o Samaai (10/8). (Todos estes ritmos estão disponíveis em meu CD RHYTHMS OF THE NILE EUCD 1427, onde eu explico os ritmos, como tocá-los e como eles devem soar).
Outra coisa boa é esta: com um ritmo você pode ter um milhão de músicas diferentes compostas, mas qualquer música pode ser feita com um ou dois ritmos para conseguir expressar a sensação desejada corretamente.
2. A Melodia principal
Esta é tocada pela orquestra completa ou por músicos individuais (solistas).
3. Os Arranjos da Orquestra
É a banda inteira tocando em uníssono entre o fraseado principal. Ou entre os versos do refrão. É o que chamamdos de “LAZMAH”, e pode estar entre as frases, entre os versos ou refrões, ou simplesmente entre pequenos solos que compôem o corpo da melodia principal e ficam entre os versos ou refrões.
TODA a música árabe é tocada em um formato de “Pergunta e Resposta”.
Isto significa que ou o solista faz a pergunta e a orquestra responde, ou o contrário, ou ainda dois instrumentos diferentes podem perguntar e responder um para o outro.
4. A Harmonia
Esta é outra parte musical que acompanha a música. Normalmente, em terças ou quintas de tonalidade, correndo com, sobre, ou sob, ou contra a melodia principal, mas não é a melodia principal.
Sei a cara exata que você está fazendo para mim agora, mas seja paciente, querida... Minha intenção é fazer com que você desfrute de sua dança... e não complicar as coisas para você.

DANÇANDO COM A MÚSICA E O RITMO
Agora, se você está dançando uma música, deve ao menos prestar um pouco de atenção a ela, e aprender um pouco a seu respeito.
Quero dizer, eu já ouvi tantas vezes dançarinas, por todo o mundo, dizendo que: “Os músicos não prestam atenção algima em mim quando eu estou dançando.”
Bem, querida, minha resposta é: Eles prestariam se você estivesse fazendo alguma coisa remotamente similar à música que eles estão tocando PARA VOCÊ. A maioria dos músicos árabes que vivem nos Estados Unidos, na Europa ou mesmo no Egito é de artistas altamente frustrados. Eles estão desesperados por unir criatividades. Eles adorariam tocar para uma dançarina que conseguisse TRADUZIR FISICAMENTE os sons que eles criam para seus movimentos. É como ver sua própria música tomando vida em 3D. Acho que este é o propósito da dança. É criar o efeito de 3D e fazer o som tornar-se visível. E vice-versa.
Eu sei... estou ficando muito impopular conforme continuo a falar, mas não iludirei você com histórias esotéricas e não prometerei a dança dos sete véus ou os sonhos do palácio do sultão apenas para ser popular, eu quero ver e formar DANÇARINAS CAPACITADAS, que conheçam seu assunto tão bem quanto qualquer top dançarina de flamenco ou dança indiana.
Basicamente como um músico acostumado a casas noturnas e concertos, que já trabalhou por mais anos que gostaria de admitir com as grandes e as não tão grandes, eu tive que aprender da forma mais difícil, e sei do que estou falando agora. E espero passar adiante qualquer conhecimento útil que eu possa ter para você, de modo que você e todas as outras possam beneficiar-se dele.
Agora, como eu dizia anteriormente, a música está dividida em seções, portanto... organize sua dança de acordo com estas seções. Há algumas regras simples que fiz para a dança:
* "NÃO FAÇA MAIS DO QUE A MÚSICA QUE VEM ATÉ VOCÊ ESTÁ PEDINDO. E COM CERTEZA, NÃO FAÇA MENOS".
* "A ARTE DA DANÇA ORIENTAL É OUVIR VISUALMENTE A MÚSICA"
Agora, se você está ouvindo a música cuidadosamente, verifique a introdução, então as passagens orquestradas, e quando tiver um som grandioso vindo de uma grande orquestra, digamos 10 a 20 músicos, por favor não fique parada em um ponto, em uma posição acanhada, fazendo movimentos pequenos e minimalistas. CRESÇA, explore seu palco, cumprimente a audiência, corra se necessário.
Então, como estou certo que acontecerá em uma música egípcia para dança, um solista tocará uma frase,... bem, de acordo com o tipo de instrumento que ele estiver tocando, faça seu movimento combinar com o som deste instrumento.
Retirado so site: http://www.hossanramzy.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário